Leitura indispensável para Profissionais do Marketing Digital

“SEM é como dieta – as regras são fáceis, difícil é a disciplina para segui-las. Martha Gabriel”

Este livro da pesquisadora Martha Gabriel considero como leitura indispensável aos profissionais de marketing. Trata-se de um ótimo trabalho que aborda o tão falado campo do marketing de busca, tornando-se num ótimo referencial para aqueles que querem aprofundar seus estudos nesta área como também para aqueles  que desejam entender um pouco mais sobre  marketing digital.

Sobre a autora: Com uma formação invejável a pesquisadora Martha Gabriel é diretora de tecnologia da New Media Developers, professora dos cursos de MBA e pós-graduação da BSP – Business School São Paulo, Universidade Anhembi Morumbi, UFPR Universidade Federal do Paraná, SENAC e Belas Artes de São Paulo e também palestrante internacional nas áreas de internet, arte e marketing.

Resenha: Neste livro a autora incia com um breve  panorama sobre a busca da informação que está presente em nosso dia a dia, relatando sobre a importância de armazenarmos, organizarmos e recuperarmos os diversos tipos de informações.

Nota minha: É muito importante termos bem claro em nossa mente que a preocupação das pessoas com a busca da informação não é de hoje, porém merece  grande destaque , principalmente para marketeiros e publicitários,  pelo simples  fato de vivermos numa sociedade capitalista movida por interesses comerciais que a cada dia está mais conectada e digital.

A autora demonstra em sua obra como a expansão e consolidação da web como plataforma de comunicação, entretenimento e negócios  tem propiciado a “Era das Buscas”, transformando sites de busca em entidades mais influentes atualmente, o que nos faz pensar, segundo a autora: “Que o que não está nas páginas dos buscadores web não existe”.  Já pensou em  ficar uma semana sem utilizar algum tipo de mecanismo de busca web ou produto do Google (blogs, Gmail, Orkut, Maps, etc)? Na minha profissão isso é IMPOSSÍVEL!

Com o aumento exponencial da informação surge a necessidade da criação de  critérios  para determinação da qualidade da informação que é apresentada nos mecanismos de busca, criando a ditadura dos Top 10. Ou seja, se o seu site  não estiver listado entre os 10 primeiros resultados da primeira página de busca para determinados termos (palavras-chave), ele está fadado ao desconhecimento, e se depender de vendas online, à falência. Desta forma cria-se uma corrida do ouro entre as empresas para melhorar a posição do seu site nos resultados de busca para determinadas palavras-chave mais importante para seus negócios.

No decorrer da leitura podemos entender melhor um pouco mais sobre os conceitos de  SEM e  SEO, quando devemos utilizar campanhas de  Links Patrocinados, conceitos sobre técnicas de otimização On e Off-Pages, Palavras-Chave (keywords, pilar da otimização),  defininição de objetivos estratégicos para um site nas buscas, monitoraramento e manutenção do seu posicionamento, etc. Ou seja aprendemos a criar um plano de marketing para buscas.

No final do livro a autora também apresenta algumas ferramentas (que na maioria são free) para trabalhar a performance de um site em mecanismos de busca.

Considero como um livro de fácil leitura, curto e muito prático. Lí durante os  meus percursos de ônibus  entre minha casa e o trabalho.

Para quem se interessar, antes mesmo de ler o livro, indico que assistam uma exposição que a autora Martha Gabriel realizou no programa Café Filosófico com o título: A Era da Busca – Oráculos Digitais

Bom é isso, fica a dica!

Anúncios

Sobre emerokaeda
Marketeiro / Publicitário / Webdesigner entre outras profissões quando dá tempo!

4 Responses to Leitura indispensável para Profissionais do Marketing Digital

  1. Emerson,

    Muito obrigada pelo post sobre o meu livro e minha participação no Café Filosófico da Cultura/CPFL. Fico muito feliz que tenha gostado e me sinto bastante honrada com o seu post e o carinho com que se refere ao meu trabalho.

    Um grande abraço, desejando muito sucesso pra você,

    M a r t h a
    martha gabriel
    @marthagabriel

  2. Renata Cunha says:

    Fiquei com muita vontade de ler esse livro 😀

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: