O PT sai na frente nas redes sociais com hit Dilma Boy

Como era de se esperar, a utilização das redes sociais na campanha política nestas eleições já começa a demonstrar sua força.  Depois da adesão unânime por parte dos políticos na utilização do microblog Twitter, agora foi a vez do Youtube.  Já pensou em ter um canal de TV de graça, que pode ser acessado a qualquer hora e por qualquer pessoa?  Essa é a oportunidade que os políticos vêem dentro do site de compartilhamento de vídeos Youtube.  Porém a grande carta que eles tem em mãos não é   o tempo (que pode ser visualizado a qualquer hora) nem os baixos valores para veiculação,  e sim a criação de propaganda “espontânea“ por parte dos cidadãos.
O que seria mais convincente? Uma propaganda realizada por uma (distante) equipe de profissionais de marketing ou aquele que é feita (de perto) pelo povo, demonstrando toda sua confiança no candidato?

Num artigo anterior tinha realizado uma rápida análise demonstrado como os candidatos à presidência da república estavam utilizando as mídias sociais em sua pré-campanha, e quem possuía um grande destaque era a candidata Dilma Rousseff do PT. Desta vez retomo ao assunto  para dizer que o PT mais uma vez demonstrou estar um passo à frente na utilização das redes sociais para o marketing político,  só que agora utilizando o Youtube,  com o hit Dilma Boy,  um vídeo viral criado “espontâneamente“ (não acredito muito nisso) por um jovem publicitário.  O hit Dilma Boy possuía 124.736 exibições até o momento em que eu escrevia este artigo, uma média de 6.239 exibições por dia, desde sua publicação no Youtube.

Ao meu ver a estratégia por trás de tudo isso seria:  “Falem bem o mal, mas falem de mim!”

Este é um exemplo clássico dos vídeos virais que podem vir por ai nos próximos dias de campanha eleitoral, tanto promovendo candidatos e seus respectivos partidos como também demonstrando suas contradições ou  ignorâncias.

O Hit DILMABOY já virou polêmica na rede, existem muitos comentários dizendo sobre a “ridicularidade” do vídeo, da “viadagem” do personagem e das matérias publicadas em grandes sites, onde as pessoas não se conformam com a publicação do vídeo “cômico” e “besta”, em meios ditos como “sérios”.

Segundo o site Zocial.tv, que classifica os vídeos mais compatilhados na internet nas redes sociais Facebook e Twitter, o hit DILMABOY é o mais compartilhado do mundo na categoria humor.

O vídeo foi publicado no Youtube no dia 28 de junho, porém só alavancou nas paradas de sucesso após uma forcinha  de uma galerinha de peso como:  o deputado federal José Genoíno  que publicou o vídeo em seu site com o título “Militância e Criatividade na Web” e  com a própria Dilma que publicou o link em seu perfil no Twitter e agradeceu o autor.

Print do site do Genoíno onde escreveu um comentário para dar uma "forcinha" ao Dilma Boy

Agradecimento da Dilma no Twitter, para dar uma forcinha ao Dilma Boy

Confesso não acreditar muito que este vídeo tenha sido uma propaganda espontânea,  mesmo que o próprio autor do vídeo tenha dito que não possuí nenhuma filiação política. Esta ação  lembra muito  as que ocorreram durante a campanha do Obama nos EUA  (um clássico case de marketing político na web) e por mera coincidência a equipe de marketing digital da Dilma é a mesma que atendeu o Obama.  Coincidência ou estratégia?

Bom, ao menos gostei da letra “Sorry Serra mais uma vez vai dar PT”

Aguardem que mais hits virão! 🙂

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