Marketing Político nas Redes Sociais Virtuais

Um bom indicador de como a comunicação na web tem influenciado fortemente a decisão das pessoas, pode ser observado  nas estratégias de comunicação  dos principais pré-candidatos à presidência da República.  Numa rápida navegação pelas páginas destes candidatos, fica nítido a grande importância que os marketeiros  estão dando para a presença online dos candidatos à presidência, principalmente  nos grandes  sites de relacionamentos (Orkut, Facebook, Flickr, Youtube  e Twitter).

Segue uma tabela que criei rapidamente para demonstrar como está sendo utilizada as redes sociais para as eleições de 2010

Utilização das redes sociais pelos pré-candidatos à presidência da República do Brasil 2010

Utilização das redes sociais pelos pré-candidatos à presidência da República do Brasil 2010

Pode-se observar até o momento, que entre os sites de relacionamentos utilizados na pré-campanha, o mais adotado até agora é o Twitter. Os principais pré-candidatos estão interagindo (twittando) à todo vapor, e contrataram profissionais especialistas em redes sociais para impulsionar seus relacionamentos virtuais.

Utilização do Twitter pelos pré-candidatos à presidência da República do Brasil 2010

Utilização do Twitter pelos pré-candidatos à presidência da República do Brasil 2010

O candidato @joseserra_  por enquanto pode ser considerado o usuário de maior peso dentro do  Twitter, tanto em número de seguidores como Tweets.  E o mais interessante,  é que, @levyfidelix cujo  número de seguidores (656) é o mais baixo, fica em segundo lugar no  número de Tweets (844), ou seja, tweeta  mais que as principais candidatas @dilmabr e @silva_marina.  A candidata @dilmabr é uma das que menos tweeta, ficando atrás apenas do candidato @zemaria_pstu.

Neste post fiz apenas uma rápido apanhado de como os candidatos à presidência 2010 estão utilizando as redes sociais para comunicar com seus eleitores. No próximo postarei uma análise mais profunda sobre a utilização destas ferramentas de comunicação.

Como um bom cidadão já estou seguindo os políticos na web .  Faça a sua parte também!

Anúncios

Sobre emerokaeda
Marketeiro / Publicitário / Webdesigner entre outras profissões quando dá tempo!

One Response to Marketing Político nas Redes Sociais Virtuais

  1. fernando3dias says:

    nessa tabela fica bem visível o preparo do candidato José Serra em relação a social media. Eu acredito que coisas surpreendentes podem acontecer , opiniões mudarem, exemplo o movimento no microblog Twitter “CALA BOCA GALVÃO” o Brasil inteiro passou a odiar o cara momentaneamente.

    Acredito que souber trabalhar a favor de si ou contra o adversário, tem grandes chances….

    Essa é a forma de contato mais rapida e próxima que alguém pode ter de um candidato.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: