Publicidade em Redes Sociais é viável?

A utilização das redes socias virtuais (Orkut, Facebook, Twitter, blogs, etc.) no dia-a-dia das pessoas, seja para trabalho ou entretenimento, já é um fato consolidado. E tem se tornado num vasto campo de estudos principalmente por profissionais do marketing e da pubicidade.

Quando apresentamos para algum cliente da agência um projeto de comunicação e publicidade dentro das redes sociais, o primeiro argumento contra é:  Estas redes só tem jovens que estão de brincadeira, e que não gastam nada!

Para rebater aos argumentos que alguns clientes nos apresentam para não investir em publicidade nas redes sociais, apresento os seguintes dados:

Vovôs e Vovós estão cada vez mais conectados

Dados de pesquisas recentes demonstram que as redes sociais estão sendo utilizadas cada vez mais por pessoas com 50 anos ou mais. Desta amostra mais de 25%  dizem se manter conectados a sites de relacionamentos como Facebook, Twitter e Myspace. Ficou constatado também que o Facebook é, por larga margem, o mais popular entre os sites de redes sociais (nos EUA por enquanto), seguido por MySpace, LinkedIn e Twitter.

Do total de entrevistados, 83% ouviram falar e 11% planejam comprar o iPad, principalmente para navegar na web, ler notícias, revistas e livros, trocar fotos e assistir a filmes e programas de TV.

Empresas que possuem vendas online  são as que mais se beneficiam das páginas oficiais e dos plugins das redes sociais.

A comScore fez um levantamento e comprovou que quem usa redes sociais está mais propenso a comprar produtos pela internet. No caso do Facebook, quanto maior o tempo gasto nele,  mais dinheiro é destinado a compras online (veja o gráfico abaixo).

grafico-gasto-das-pessoas-no-facebook-e-commerce

O Facebook tem se tornado cada vez mais atrativo para empresários. O perfil dos usuários médio também mudou desde sua criação há seis anos: a rede social concentra adultos de 35 a 55 com potencial financeiro para gastar em compras online e não apenas adolescentes que buscam manter contato com os amigos.

Alguma dúvida para não investir em publicidade em redes sociais?

Anúncios

Sobre emerokaeda
Marketeiro / Publicitário / Webdesigner entre outras profissões quando dá tempo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: