O Google estaria nos deixando idiotas?

The Shallows: What the Internet Is Doing to Our Brains

The Shallows: What the Internet Is Doing to Our Brains

Que a internet tem facilitado nosso dia-a-dia, agilizando os processos de comunicação e obtenção de informações é sem dúvida notado por todos, porém podemos notar que ao mesmo tempo ela tem deixado algumas pessoas cada vez mais preguiçosas ou até mesmo mais burras.

Este é o assunto pesquisado por Nicholas Carr, e relatado em seu livro The Shallows: What the Internet Is Doing to Our Brains (Os Vazios: O Que A Internet Está Fazendo Com Nossos Cérebros, em tradução livre). Segundo este autor o processo interativo de informação na rede tem afetado profundamente a forma como pensamos. Para ele “o Google estaria nos deixando idiotas”, nos tornando mais “bibliotecários”, aptos a encontrar informações de forma rápida e escolher as melhores partes, sem dar muita importância na analise e interpreção dos dados. Quem nunca fez um trabalho escolar utilizando a famosa metodologia do CTRL+C e CTRL+V? E por incrível que pareça existem pessoas que possuem a grande capacidade de não retirar nem se quer o link dos textos copiados e colados da web (já tive amigos assim na faculdade).

Para este autor a fragmentação da informação por meio de links para outras páginas combinada com incessantes interrupções do MSN, e-mails, atualizações do Facebook, tweets, posts em blogs e feeds de RSS estaria nos condicionando a desenvolver habilidades cognitivas de tomar decisões rápidas porém superficiais. Ou seja, isso indica que estamos cada vez mais nos privando de uma capacidade crítica de raciocínio, com um tipo de pensamento superficial devido a baixa habilidade de concentração e análise de dados.

Mas como poderíamos analisar este fato?
Ao meu ver, observando se os escritores de best-sellers estão produzindo conteúdo para uma sociedade distraída, ou seja, com textos que exijam cada vez menos uma atenção prolongada e evitem argumentos complexos.

Mas será que realmente a internet estaria nos deixando mais burros, ou nós que estaríamos utilizando a internet de uma forma burra?
Estaráimos perdendo nossa capacidade se concentração, reflexão e contemplação?

Anúncios

Sobre emerokaeda
Marketeiro / Publicitário / Webdesigner entre outras profissões quando dá tempo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: